A maioria das pessoas quando perdem um ente querido, durante o período de luto, geralmente desejam ficar distantes de outras pessoas, pensando que é essa melhor atitude para se tomar.
Esse é um exemplo muito comum em nossa sociedade, mas, já de cara sabemos que a solidão não é uma solução para o luto. A melhor maneira de enfrentar o luto é unindo parentes e amigos, ficando juntos, bem próximos, ainda que o sentimento inicial nesse momento de angústia seja o de isolamento.
A não superação do luto
O luto geralmente é decorrente de uma grande perda, geralmente a morte de um ente querido, que leva a pessoa a um sentimento de querer grandes mudanças na vida.
No entanto existem pessoas que não conseguem superar estes momentos e desanimam da vida, podendo chegar até mesmo ao suicídio. No caso de uma tragédia desse porte o sofrimento daqueles que amam é imensurável, diante de um segundo luto consequente da não superação, gerando assim um ciclo insano.
Portanto a superação deve ser buscada com afinco, não somente pela pessoa que está de luto, mas de todos os que querem o seu bem. Geralmente a pessoa enlutada não percebe que precisa de ajuda. No entanto é de suma importância procurar um profissional da área para o auxílio na superação do mesmo.
O luto não decorre apenas de morte!
Algo que se convencionou em nossa sociedade, é de que o luto é só quando envolve perda por morte de um ente querido, mas vai muito além disso.
Para que possamos ajudar pessoas que passam por luto devemos conhecer mais a respeito do assunto.
O Luto
O luto possui diversas definições, geralmente são parecidas. Segue logo abaixo uma lista delas.
sentimento de tristeza profunda pela morte de alguém.
luto é originado por outras causas; amargura, desgosto.
tempo durante o qual devem manifestar-se certos sinais do luto.
conjunto de sinais externos que os costumes associam à perda de parente próximo ou pessoa querida.
a própria morte.
Tenha em mente que o luto está sempre associado à privações e rupturas, como nos casos de divórcios, términos de relacionamentos, perda de trabalho, nos rompimentos com amigos, nas mudanças de endereços, etc. São respostas do nosso organismo diante das situações, que estão ligadas ao nosso PSIQUISMO .
Como podemos identificar se uma pessoa está passando por luto?
O luto é perceptivo através de sintomas que o psique externa. É visível se observarmos a pessoa com maior atenção, através de uma boa conversa é possível se identificar o problema.
É muito comum, que as pessoas em luto recente ou luto que não fora superado, apresente reações, como: raiva, tristeza, choro, questionamentos, e tudo gera um desequilíbrio emocional, interferindo em sua vida social.
Muitas vezes esses sintomas não são tão agudos, as pessoas conseguem conviver com as suas atividade cotidianas naturalmente, mesmo que ainda não tenham superado, enquanto outras pessoas demonstram sinais gritantes do seu luto. Contudo, em qualquer um dos quadros, essas pessoas precisam ser acompanhadas e cuidadas, tanto por familiares quanto por profissionais.
Alguns sintomas do luto:
Desânimo para realização de atividade do dia a dia
Crises de ansiedade
Crise de choro
Crise de raiva
Excesso ou falta de apetite
Insônia
Melancolia
Reações de depressão
Então quando devo buscar um profissional?
Devo buscar um profissional da área da saúde ao perceber que não consegui lidar com as 5 etapas do luto relacionadas abaixo, aconselho que busque um profissional de sua preferência.
As etapas do luto
Existem estudos e pesquisas que acreditam que todas as pessoas que passam pelo luto, passam por 5 etapas:
Negação – ignora o que está acontecendo, não gosta de falar a respeito e usa estrutura emocional para lutar contra a morte.
Raiva – passa por revolta, questionamentos, momentos de ira, expressando de forma inquieta, chorosa, tudo isso está relacionado ao não conseguir mais negar o fim.
Barganha – momento que busca negociar consigo mesmo, com tudo, até mesmo com o próprio Deus e outras entidades religiosas, em ter de volta o ente, algo ou a situação que vivia.
Depressão – aquele momento que acabou a força, para lutar contra a perda, a dor e o medo, é o momento do fim, é aceito e encarado pela pessoa.
Aceitação – Momento em que a dor é reconhecida e aceita, para começar um processo de superação da perda.
Essas etapas são naturalmente vivenciadas pelas pessoas em luto, é assim que se vive e se passa de forma natural essas etapas, é assim que se vence essa grande angústia. Se a pessoa pular essas etapas ou mesmo tentar ignorá-las, poderá gerar grandes transtornos para si.
Quando se pula essas etapas
Quando não se passa por algumas dessas etapas, principalmente a última que é a que leva à superação, é de extrema necessidade a ajuda de profissionais, para que se possa alcançar a ajuda adequada, ou mesmo um tratamento nos casos em que já fora gerado algum transtorno decorrente da falta da superação.
Não podemos permitir que uma pessoa nunca supere o luto, isso a levará a diversas doenças psíquicas até mesmo a maior das consequência, o suicídio. O
suicídio é muito comum entre as pessoas que não consegue superar o luto.
Não espere até agravar a situação, percebendo um luto prolongado demais ou de alguma forma incomum, procure ajuda!